
O Consórcio Amazônia Legal apresentou nesta segunda-feira (04), na COP28, em Dubai, seu planejamento estratégico.
O estudo, que foi desenvolvido em parceria com a Fundação Dom Cabral, tem o objetivo de capacitar o Consórcio a criar e propor mecanismos alternativos de desenvolvimento limpo para a região que possam influenciar nas negociações internacionais que acontecerão na COP30.
Foram definidos quatro eixos de atuação e dezesseis objetivos estratégicos que, juntos, respondem às necessidades de todos os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, incorporando a perspectiva internacional ao contexto local.
Estiveram presentes no lançamento o presidente do Consórcio e governador do Pará, Helder Barbalho, o secretário executivo, Marcello Brito e os governadores do Acre, Gladson Cameli, Amapá, Clécio Luis, Amazonas, Wilson Lima, Mato Grosso, Mauro Mendes, Roraima, Antonio Denarium, Rondônia, Marcos Rocha e Tocantins, Wanderley Barbosa.
O diretor de Programas de Gestão Pública da Fundação Dom Cabral, Paulo Guerra, que auxiliou na condução do planejamento estratégico, comemorou o fim da primeira fase do programa e salientou que a partir de agora começa o trabalho de colocar a teoria na pratica.
"Hoje, celebramos a vitória sobre o primeiro desafio que é aquele de conciliar perspectivas, estabelecer prioridades e definir onde e como se quer chegar ao futuro. Agora, começa o segundo desafio de tirar tudo isso do papel e transformar desejos em qualidade de vida para as pessoas das cidades, das reservas indígenas, do quilombos e das margens dos rios", finaliza o diretor.


Produção de fotografia: Daniela Luquini
Fotografia e vídeo: Heber Barros e Juliano de Oliveira
Comments