O Tribunal de Contas da União (TCU) apresentou, nesta segunda-feira (04), na COP28, em Dubai, uma ferramenta global criada para a avaliação das ações governamentais relacionadas às mudanças climáticas.
A plataforma foi apresentada durante o painel "Integrando esforços nacionais e subnacionais para enfrentamento da emergência climática", do qual participaram o presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, Natalie Unterstell, do Talanoa Institute, Heiner von Lüpke, do Instituto Alemão de Pesquisa Econômica, Mauro O’de Almeida, Secretário de Meio Ambiente do Pará e Carlos Eduardo Lustosa, auditor do Tribunal de Contas da União.
O "Climate Scanner" possui 19 indicadores dentro de três eixos temáticos: políticas públicas, governança e finanças.
O presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, disse que a expectativa é que no próximo ano seja realizada a capacitação de servidores de mais de 100 países que irão realizar a auditoria. "Nós temos auditores capacitados, mas nem todos os países têm. Precisamos trazer os nossos colegas latino-americanos, africanos, asiáticos, para que eles também dominem essa ferramenta", pontuou.
O ministro ainda destacou a importância de avançar nas propostas e projetos apresentados na COP, para que a conferência seja, de fato, efetiva. "A minha maior expectativa com essa COP é que nos deixemos o discurso e passemos à prática", finalizou Dantas.


Produção de fotografia: Daniela Luquini
Fotografia e vídeo: Heber Barros e Juliano de Oliveira
Comments