Na COP28, estados da Amazônia Legal lançam plano contra desmatamento e queimada
- Gabriela Camargos
- 2 de dez. de 2023
- 1 min de leitura

Os estados que integram o Consórcio Amazônia Legal lançaram, neste sábado (02), o Plano de Cooperação Regional para Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimada da Amazônia Legal. A divulgação do programa aconteceu durante um painel realizado no Hub Amazônia, na COP28, em Dubai.
Segundo o Secretário de Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira, a união de esforços entre os nove estados que compõem a Amazônia Legal é fundamental para o alcance de bons resultados.
"Essas dinâmicas que são a força motriz do desmatamento estão além da capacidade que os estados sozinhos têm para atuar. Por isso que fazer um plano que integre essas ações e veja nessas linhas cinzentas oportunidades para que a gente possa não só reduzir o desmatamento, mas em especial prevenir, com certeza dá um gás muito maior para que a gente possa assumir os compromissos", afirma Taveira.
O secretário ainda destaca a redução de custos que a iniciativa deverá promover. "Combater o desmatamento na Amazônia é muito caro. Então ter instrumentos e elementos que nos ajudem na prevenção é importante para que a gente possa ter mais eficiência e eficácia para manter a redução dos dados que a gente tá obtendo até agora", reforça.
O plano, que terá duração de 5 anos e investimento de R$ 250 milhões, prevê, entre outras coisas, a atuação integrada em operações de comando e controle em áreas de divisa entre os estados e a realização de intercâmbios, treinamentos e capacitações.

Produção de fotografia: Daniela Luquini
Fotografia e vídeo: Heber Barros e Juliano de Oliveira
Comments