O Governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima, participou, nesse sábado (02), de evento paralelo organizado pelo Secretariado Geral da Convenção onde o tema central discutido foi a contribuição dos atores que não são parte direta para alcançar os resultados e oferecer subsídios chave para a agenda de ação da COP28.
O Secretário Executivo da UNFCCC destacou as limitações de credibilidade dos créditos de iniciativas geradas no mercado voluntário e a necessidade de contar com uma organização independente que possa certificá-los. Participantes destacaram as discussões do Fórum de Filantropia Climática que também abordou a relevância de contar com um sistema que possa oferecer credibilidade e faça a responsabilização pertinente.
O Governador apresentou o aumento da ambição climática do estado do Amazonas e o estado de desenvolvimento do sistema jurisdicional de redução de emissões. Reconhecendo que o financiamento climático no mercado voluntário é um mecanismo importante para atingir as metas globais, o papel dos governos subnacionais e das cidades foi destacado como essencial.
Para o Amazonas, assim como para os outros estados da Amazônia em geral, é fundamental que a remuneração dos esforços de redução de emissões seja compreendida na sua finalidade mais ampla e, neste sentido, considerar que mecanismos como REDD+ devem ser consolidados não apenas como instrumento de compensação de redução de emissões, mas principalmente como caminho direto para o financiamento de metas climáticas mais ambiciosas.

Foto: Carlos Aragon
Comments