Amazônia Brasileira avança na construção de política comum para créditos de biodiversidade
- comunicacao /SECOM
- 24 de jul.
- 2 min de leitura
Reunião marca avanço na integração fiscal voltada à valorização de ativos naturais com foco na COP30

Em um movimento estratégico para a consolidação de uma nova economia ambiental, os secretários de Fazenda dos estados que compõem a Amazônia Brasileira se reuniram na segunda-feira, 7 de julho, em Brasília, para discutir a criação de uma política fiscal comum voltada à valoração dos ativos naturais, com foco nos chamados créditos de biodiversidade.
O encontro aconteceu na sede do Consórcio da Amazônia Legal e foi promovido em parceria com a organização NatureFinance, reunindo representantes das unidades federativas da região. A atividade teve como objetivo debater e aprofundar os instrumentos financeiros que permitam aos estados remunerar a conservação dos seus ecossistemas, gerar receita verde e ocupar um lugar de liderança nos mercados emergentes de natureza.
A principal proposta debatida foi a formatação de um modelo regional para geração e comercialização de créditos de biodiversidade, mecanismo que reconhece e precifica os benefícios gerados pela manutenção da diversidade biológica e dos serviços ecossistêmicos da floresta.
Os créditos de biodiversidade são considerados uma das ferramentas mais promissoras no contexto das finanças sustentáveis. Ao permitir que governos, empresas e comunidades sejam financeiramente recompensados por conservar áreas naturais, esses instrumentos viabilizam novas fontes de receita, ao mesmo tempo em que impulsionam o desenvolvimento com base na sustentabilidade.

“Nessa importante reunião discutimos a estruturação de um modelo para geração de créditos de biodiversidade nos estados da Amazônia Legal. Essa ação é uma grande oportunidade para nós”, afirmou Luis Fernando, secretário de Estado de Finanças de Rondônia e coordenador da Câmara Setorial de Gestão Fiscal e Tributária do Consórcio.
A pactuação de uma política comum entre os estados sinaliza um avanço significativo na integração fiscal da Amazônia em torno da economia verde. Ao alinhar critérios, metodologias e marcos regulatórios para esse novo tipo de ativo, os estados pretendem aumentar a credibilidade e a atratividade de seus projetos diante de investidores nacionais e internacionais.
Como um dos encaminhamentos do workshop, os estados planejam apresentar, durante a COP30 em Belém, a proposta de criação de um sandbox regulatório para créditos de biodiversidade, com abrangência regional. A ideia é estabelecer um ambiente experimental controlado, que permita testar metodologias, métricas e diretrizes para esses ativos, com segurança jurídica e foco na integridade ambiental.

“Estamos muito felizes com a iniciativa dos secretários de Fazenda e muito orgulhosos em poder coordenar esse projeto. O tempo é curto, mas estamos confiantes de que, com o compromisso dos estados e o apoio da NatureFinance, teremos um estudo de viabilidade técnica, jurídica e financeira, incluindo mecanismos possíveis para aquisição dos créditos, para apresentarmos ao mundo na COP30”, afirmou Vanessa Duarte, Diretora Executiva do Consórcio da Amazônia Legal.
Com a iniciativa, o Consórcio da Amazônia Legal dá mais um passo em direção à consolidação de uma economia da floresta em pé, na qual conservar passa a ser também um bom negócio para os estados, para as populações e para o planeta.
Rafaelle Silva




I would also motivate just about every person to save this web page for any favorite assistance to assist posted the appearance. Wat kosten zonnepanelen 4000 kWh
Hey There. I found your blog using msn. This is a very well written article. I’ll be sure to bookmark it and come back to read more of your useful info. Thanks for the post. I’ll definitely return. SolarEdge thuisbatterij prijs
Your music is amazing. You have some very talented artists. I wish you the best of success. Wat kosten zonnepanelen 5000 kWh
Thanks for sharing this information. I really like your blog post very much. You have really shared a informative and interesting blog post with people.. SMA batterij
It’s very informative and you are obviously very knowledgeable in this area. You have opened my eyes to varying views on this topic with interesting and solid content. Wat kosten zonnepanelen 6000 kWh