Quem é quem

Marcello Brito – Secretário Executivo
Secretaria Executiva - SECEX
Brasileiro, formado em Engenharia de Alimentos. Especializações em Comércio Internacional de óleos, gorduras e sementes pelo FOSFA, Londres - Inglaterra; Responsabilidade Social e Terceiro Setor e MBA em Comércio Internacional pela FIA / USP, mestrado em Administração, Ciência e Gestão de Comércio Internacional pelo IAE-Instituto de Administração e Economia, Grenoble - França.
Atuou em diversas áreas como diretor comercial, diretor de sustentabilidade e CEO de empresas líderes do Agronegócio Brasileiro. Atual secretário executivo do Consórcio dos Estados da Amazônia Legal, professor associado e coordenador da Academia Global do Agronegócio e do Centro Global Agroambiental da FDC-Fundação Dom Cabral. Membro do conselho da Conservation International (Brasil), do Fórum Mundial de Bioeconomia, da Tropical Forest Alliance, Instituto Agrogalaxy e da Belém Bioenergia Brasil.
Também atuou como VP no RSPO – Roundtable on Sustainable Palm Oil, fundador do POIG - Palm Oil Innovation Group, presidente do conselho de administração da ABAG - Associação Brasileira do Agronegócio e da ABRAPALMA – Associação Brasiliera dos Produtores de Óleo de Palma, co-facilitador da Coalizão Brasil Clima, Floresta e Agricultura. Um dos autores do livro Inquietações de um Brasil Contemporâneo. Atualmente, exerce no Consórcio a função de Secretário Executivo.

Vanessa Duarte Emenergildo – Diretora Executiva
Diretoria Executiva – DIREX
Diretora Executiva do Consórcio da Amazônia Legal, com ampla experiência em relações interestaduais e institucionais, além de sólida atuação em orçamento público, elaboração e execução de projetos e análise de políticas públicas. Ao longo de mais de 20 anos de carreira, especializou-se em gestão estratégica, gerenciamento de negócios e processos, captação de recursos e advocacy. É uma especialista reconhecida em Direito Administrativo, principalmente em questões relacionadas a compras, contratos e pessoas, inclusive em nível internacional. Atua como consultora, palestrante e professora em instituições públicas e privadas, além de colaborar de forma permanente com escolas de governo em toda região Amazônica.

Amanda da Silva Marques – Auxiliar
Secretaria Executiva - SECEX
Graduada em Biologia pelo Centro Universitário do Distrito Federal, pós-graduada em Biotecnologia pela Faculdade Anhanguera e com formação técnica em Serviços Públicos pelo Instituto Federal de Brasília. Atua na área administrativa do serviço público desde o início de sua carreira, acumulando experiências nos ministérios da Saúde (2015), da Pesca e Aquicultura (2022-2024) e Agricultura e Agropecuária (2024) e, também, na Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA (2017-2018). Atualmente, ocupa o cargo de Auxiliar dando apoio ao gabinete da Secretaria Executiva.

Luciane Rodrigues Carlos – Coordenadora
Coordenação de Monitoramento e Controle Interno – CMCI
Graduada em Administração pela Faculdade do Amapá-FAMAP (2007), e com MBA em Administração e Qualidade pela UNINTER (2021). Possui experiência de mais de 22 anos no setor privado e público, atua há 09 anos no âmbito da administração pública na área de controle, sendo 06 anos, especificamente, nas atividades de controle interno respectivas a compliance, com prática de avaliação de normas e procedimentos que possibilitam a prevenção e mitigação de riscos relacionados a questões legais de conformidade, garantindo uma governança alinhada às políticas internas e as exigências regulatórias dos órgãos de controle externo, e ainda, nas análises inerentes aos processos administrativos e à execução orçamentária e financeira. Além disso, na área de controle social nas atividades de ouvidoria do Poder Executivo estadual e na implantação e implementação das leis de usuários de serviços públicos e acesso à informação que permitem a participação do cidadão na gestão governamental por meio da disponibilização de informações na transparência ativa e passiva. Desde 2021, exerce no Consórcio a função de Coordenadora de Monitoramento e Controle Interno.

Beatriz Sakuma Narita – Coordenadora
Coordenação de Parcerias e Câmaras Setoriais – CPCS
Doutoranda em Direito Econômico, com pesquisa sobre mercado de carbono e desenvolvimento regional da Amazônia Legal no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade São Paulo. Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com pesquisa em políticas públicas urbanas. Advogada graduada pela mesma Universidade (2017). Especialista em Meio Ambiente e Sustentabilidade pela Fundação Getúlio Vargas (2021). Atuou como advogada com foco nas áreas de direito civil e direito econômico. Servidora do Consórcio desde 2021, atualmente é Coordenadora de Parcerias e Câmaras Setoriais.

Saul de Carvalho Isaias – Assessor
Coordenação de Parcerias e Câmaras Setoriais – CPCS
Advogado, formado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialista em Administração Pública e Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo – USP. Foi aluno Especial em Direito Parlamentar e Gênero e Etnia no mestrado da Universidade de Direito da Universidade de São Paulo – USP. Autor de diversos artigos científicos e pesquisas publicadas em periódicos e jornais como Le Monde Diplomatique. Fellow da rede de Líderes do Prólider e do Vetor Brasil. Foi Vice-presidente do Centro Acadêmico João Mendes Jr., Advogado na área de direito administrativo no Escritório Spalding Advogados, foi Assessor Especial na prefeitura de São Paulo, sendo o responsável pela implementação do MROSC, foi PMO na Fundação Itaú Educação e Trabalho, sendo responsável pela implementação, acompanhamento e monitoramento de ações de EPT no estado da Paraíba, foi Diretor de Relações Institucionais da Escola Comum e Diretor de Parcerias do Instituto Alicerce. Atualmente exerce o cargo de Assessor de Parcerias e Câmaras Setoriais.

Victória Victor Vilas Boas da Silva – Assessora
Coordenação de Parcerias e Câmaras Setoriais – CPCS
Mestranda em Sociologia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Graduada em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisadora do projeto "Caminhos do Trabalho: tendências, dinâmicas e interfaces, do local ao global", do convênio entre a UFBA e o Ministério Público do Trabalho (MPT) (2020-atual). Integrante do Núcleo de Estudos Conjunturais (NEC/UFBA) na Faculdade de Economia (FCE/UFBA) como pesquisadora, filiada na pasta de Mercado de Trabalho (2020-atual). Integrante do GT Mundos do Trabalho (Cesit/Unicamp) (2022-atual). Integrante do Grupo de Pesquisa Mundo do Trabalho (IFCH/Unicamp) (2022-atual). Associada ao Instituto Trabalho Decente (2022-atual). Possui experiência nas Ciências Sociais e Humanas, principalmente, na Sociologia do Trabalho, na Economia Política e no Direito do Trabalho. Atuação acadêmica e profissional em políticas públicas. Atualmente, atua como Assessora de Parcerias e Câmaras Setoriais.

Gercilania Floriano da Silva – Assessora
Secretaria Executiva - SECEX
Possui curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental pela Faculdade Educacional da Lapa – FAEL, é Técnica em Meio Ambiente formada pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), com uma sólida capacitação complementada por diversos cursos de aperfeiçoamento, como educação ambiental pelo SENAI/DF e Workshops sobre tecnologia e licenciamento ambiental. E ainda, possui mais de 10 anos de experiência em gestão administrativa e ambiental na iniciativa privada. Sua expertise abrange gestão de contratos, organização de eventos, planejamento logístico, programas de educação ambiental e comunicação social, refletindo seu compromisso com práticas sustentáveis e eficácia administrativa. Desde 2021, no Consórcio ligada ao gabinete da Secretaria Executiva.

Sabrina Santos Bandeira – Coordenadora
Coordenação Administrativa e Financeira – CAF
Graduada em Direito pela Faculdade Unieuro, inscrita na OAB-DF, pós-graduada em direito civil público pela Instituição a Vez do Mestre da Universidade Cândido Mendes. Atua há 25 anos no setor público ocupando cargos de chefia, assessoramento jurídico e coordenação de contratos de gestão. Advogada com atuação na área civil. Atua na área Administrativa-Financeira do Consórcio Amazônia Legal desde abril de 2021, atualmente ocupando o cargo de Coordenadora de Administração e Finanças.

Patrícia Floriano da Silva - Auxiliar
Coordenação Administrativa e Financeira – CAF
Patrícia é estudante de Recursos Humanos, com experiência diversificada em diferentes setores. Atuou como estagiária no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão por 02 anos, adquirindo conhecimento em gestão pública. Posteriormente, foi gerente na área de vendas na iniciativa privada, e trabalhou na construtora Paulo Octávio. Atualmente, exerce a função de Auxiliar na Coordenação Administrativa e Financeira.

Giovana Menegaz – Coordenadora
Coordenação de Compras e Licitações – CCL
Graduada em Direito pelo CEULJI / ULBRA – Ji - Paraná (RO), inscrita na OAB/DF de nº 37.361, tem especialização em Gestão Pública pela Universidade Anhanguera Uniderp.
Atuou como Advogada na Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial – EMBRAPII, respondendo tecnicamente pela aquisição de bens e contratação de serviços em conformidade com os normativos internos da Organização Social; Acompanhamento, avaliação e orientação quanto às minutas de editais e anexos necessários ao encaminhamento de processos de seleção de compras e contratações; Acompanhamento do processo de implementação da Governança Corporativa e do Compliance na Organização. Atuou também como assistente, frente ao Ministério Público do Estado de Rondônia e, posteriormente, como assessora, no Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia – Juizado Especial Cível da Comarca de Rolim de Moura/RO e 2ª Vara de Execuções Fiscais e Registros Público de Porto Velho/RO. Atualmente, atua como Coordenadora de Compras e Licitação na Coordenação e execução dos procedimentos licitatórios no âmbito do Consórcio, bem como nas compras compartilhadas dos Estados Consorciados; Participa da comissão permanente de licitações, além da instrução dos processos para compra direta sem licitação (Dispensa e Inexigibilidade).

Mateus Flauzino Correa – Auxiliar
Coordenação de Compras e Licitações – CCL
Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade do Distrito Federal - UDF, com previsão de conclusão no primeiro semestre de 2027. Graduado em inglês pelo Centro Interescolar de Línguas - CIL, em 2021. Atuou por dois anos como Faturista Hospitalar no Hospital das Clínicas e Pronto Socorro de Fraturas de Ceilândia. Atualmente, exerce a função de Auxiliar na Coordenação de Compras e Licitações.

Rafaelle da Silva Pereira – Auxiliar
Setor de Comunicação – SECOM
Pós-graduada em Redes Sociais e Audiovisual pela Uninassau e atualmente cursando MBA em Marketing pela USP/ESALQ, é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Sergipe. Com mais de 5 anos de experiência na área de comunicação, atuou em empresas privadas, no terceiro setor e no serviço público, como jornalista, social media, planejamento e copywriter. Possui experiência como líder de projeto no evento "Inovação em Rede", em parceria com o Sebrae Sergipe, e como monitora no Projeto Janelas Literárias, promovido pelo SESC. Além disso, participou de projetos das iniciativas "Eu Voto em Negra" e a "Rede de Mulheres Negras Evangélicas".