Entre os dias 22 e 29 de setembro, Nova York sedia a Semana do Clima 2024, organizada pelo The Climate Group. O evento reúne líderes globais do governo, sociedade civil, setor privado e terceiro setor para discutir mudanças climáticas e definir estratégias de enfrentamento.
O Consórcio da Amazônia Legal (CAL) participa ativamente, reforçando o papel crucial da Amazônia Legal na busca por soluções climáticas sustentáveis, representado pelo presidente do CAL e governador do Pará, Helder Barbalho, e pelo secretário executivo, Marcello Brito.

Os estados do Acre e Rondônia também marcaram presença com negociações estratégicas, representadas por seus governadores, Gladson Cameli e Marcos Rocha, respectivamente.
Diálogos cruciais para o futuro da Amazônia

No dia 23 de setembro, Brito foi painelista na mesa "Uma agenda integrada para as Amazônias: impulsionando um futuro sustentável", parte do evento "COP 30 e Além: Desenvolvimento Econômico Sustentável nas Amazônias", organizado pela organização Uma Concertação pela Amazônia.
As discussões focaram em temas essenciais para a região, como a construção de uma agenda integrada, o papel fundamental do setor privado nas transições climáticas e a criação de bases sólidas para um modelo econômico sustentável que promova o equilíbrio entre preservação ambiental e progresso social e econômico.
Durante sua participação, o secretário enfatizou: “Precisamos deixar de ser um país onde nada pode, mas tudo acontece de forma ilegalmente ou informal, para um país onde tudo pode dentro de certas condições preestabelecidas pela lei. Isso só ocorrerá com a parceria entre todos os setores da sociedade.”
Marco histórico: venda de créditos de carbono
Na terça-feira, 24, o Brito participou do evento "Impulsionando a Mudança Transformacional para Florestas, Pessoas e Clima", organizado pela Coalizão LEAF, uma parceria público-privada única focada em deter o desmatamento tropical até 2030. O evento abordou o papel dos créditos de carbono florestal e seu impacto nas estratégias climáticas globais.
Na noite, Helder Barbalho anunciou um marco histórico para o Estado do Pará, que se tornou pioneiro ao concluir a venda de quase 1 bilhão de reais em créditos de carbono, assegurando o financiamento da Coalizão LEAF.
"Ser o primeiro Estado brasileiro a negociar um acordo com a Coalizão LEAF é prova do sucesso de nossas políticas para combater o desmatamento e a transição para um modelo econômico mais sustentável e verde", disse o presidente.
Cada crédito representa uma tonelada métrica de reduções de emissões de carbono resultantes de cortes sem desmatamento.

Seguindo a mesma linha, o governo do Acre também focou sua participação na Semana do Clima nas negociações para a venda de créditos de carbono. O estado, que já avançou no cumprimento dos requisitos estabelecidos, tem como expectativa o acesso a esses investimentos em breve, reforçando sua posição como líder na preservação ambiental e no desenvolvimento sustentável. Leia mais sobre o assunto aqui.
Diálogos sobre agricultura e segurança alimentar
No dia 25 de setembro, Marcello Brito participou de um diálogo no evento “Criando uma Nova Narrativa para a Agricultura na América Latina”. O secretário tratou de temas cruciais como segurança alimentar e regulamentações comerciais atuais.
A participação ativa do Consórcio da Amazônia Legal na Climate Week NYC 2024 reflete a importância estratégica da região na agenda climática global. As negociações e conquistas, como a pioneira venda de créditos de carbono pelo Pará, são frutos de estratégias robustas e parcerias consolidadas dentro do Consórcio.
Comments