Consórcio da Amazônia Legal passa a integrar a Jornada COP+, iniciativa estratégica rumo à COP30
- comunicacao /SECOM
- há 2 dias
- 2 min de leitura
Consórcio da Amazônia Legal e FIEPA dão início a rodada de encontros que mobiliza governos estaduais, setor produtivo e parceiros rumo ao legado da COP30

O Consórcio da Amazônia Legal passou a integrar oficialmente, na última sexta-feira, 23. A Jornada COP+, durante cerimônia realizada em Belém. A iniciativa, liderada pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Instituto Amazônia+21, reúne diversos parceiros estratégicos dos setores público, privado, academia e sociedade civil, com o objetivo de construir uma nova agenda socioeconômica e ambiental para a Amazônia e para o Brasil.
A adesão do Consórcio marca um momento histórico, reforçando a importância de alinhar esforços entre os governos estaduais e o setor produtivo na preparação para a COP30, que ocorrerá em novembro de 2025, em Belém. A Jornada COP+ promoverá uma série de encontros, fóruns e eventos técnicos, percorrendo os nove estados da Amazônia Legal até agosto deste ano.

“Hoje temos a honra de anunciar uma parceria histórica com o Consórcio da Amazônia Legal, presidido pelo governador Helder Barbalho. Juntos, assumimos o compromisso de promover diálogos qualificados e construir um ciclo virtuoso de desenvolvimento sustentável”, afirmou Alex Carvalho, diretor da FIEPA.
A Jornada COP+ é um espaço de articulação, diálogo e construção coletiva, que tem como missão desenvolver propostas e soluções concretas para os desafios estruturantes da Amazônia. A partir de temas estratégicos — como bioeconomia, transição energética, descarbonização, transformação digital, infraestrutura sustentável, reforma tributária verde, entre outros —, a iniciativa busca impulsionar uma nova economia para a região: mais inclusiva, inovadora e alinhada aos princípios do desenvolvimento sustentável.
A programação prevê encontros nos nove estados da Amazônia Legal, promovendo o alinhamento das pautas regionais com a agenda nacional e internacional que será apresentada na COP30, em Belém. O resultado dessa mobilização será fundamental para construir e consolidar um legado real e duradouro para a Amazônia — antes, durante e, principalmente, depois da Conferência das Partes da UNFCCC.

“O Consórcio da Amazônia Legal se une a Federação das Indústrias e outros parceiros estratégicos para dar início a uma rodada de encontros que nos enche de entusiasmo. Nosso primeiro evento já tem data marcada: será em Roraima, no dia 10 de julho. Esta é uma construção conjunta entre os estados subnacionais, o setor produtivo e instituições parceiras”, afirmou Vanessa Duarte, diretora executiva do CAL.
Sobre a Jornada COP+
Lançada durante a XVI Feira da Indústria do Pará (FIPA), em maio de 2024. O ápice da Jornada ocorrerá durante a realização da COP30, de 10 a 21 de novembro de 2025, em Belém, quando a cidade se tornará o centro das negociações climáticas globais. Parte dos eventos paralelos será realizada na Casa da Indústria, espaço que reunirá debates, apresentações de projetos e articulações institucionais durante o evento.
Rafaelle Silva
Comments