Governadores da Amazônia Legal abrem Hub na COP30 e reafirmam protagonismo regional na agenda climática global
- comunicacao /SECOM
- há 2 dias
- 2 min de leitura

Os governadores da Amazônia Brasileira participaram, na tarde desta segunda-feira (10), da abertura oficial do Hub Amazônia, espaço do Consórcio da Amazônia Legal (CAL) na Blue Zone da COP30. O evento marcou o início da participação conjunta dos estados amazônicos nesta que é a COP da Amazônia, um marco histórico para o Brasil e para o mundo.
Estiveram presentes os governadores Gladson Cameli (Acre), Clécio Luís (Amapá), Wilson Lima (Amazonas), Laurez Moreira (Tocantins), Carlos Brandão (Maranhão), Mauro Mendes (Mato Grosso) e o presidente do Consórcio e governador do Pará, Helder Barbalho.

“Nós estamos fazendo história, vivendo um momento histórico, histórico pelos desafios climáticos. Precisamos tocar corações, mentes e bolsos para garantir o financiamento climático para os estados que cuidam da floresta”, afirmou Helder Barbalho, destacando a urgência de compromissos concretos e de uma nova economia verde que valorize quem protege a Amazônia.
O Hub Amazônia estará na Blue Zone e Green Zone e será o principal ponto de encontro dos estados durante a conferência, reunindo lideranças políticas, representantes de instituições internacionais, sociedade civil e comunidade científica. A programação inclui mais de 100 painéis, lançamentos e reuniões bilaterais, com foco em soluções sustentáveis e colaborativas para a região.

Durante o evento, os governadores anunciaram as principais entregas estratégicas do Consórcio que serão apresentadas ao longo da COP30, entre elas:
Estratégia Amazônia 2050, que propõe uma visão de longo prazo para o desenvolvimento sustentável da região;
Plataforma CAL2050, que integra dados geoespaciais e indicadores socioambientais dos nove estados;
Projeto Regional de Regularização Fundiária, com foco em mulheres;
Diagnóstico de Crimes Ambientais da Amazônia Legal, voltado à integração de políticas de segurança e combate a ilícitos ambientais.
Outras ações incluem programas voltados à cultura, educação e comunicação regional, reforçando a atuação integrada e o protagonismo amazônico.
O presidente do Consórcio lembrou ainda que o Hub dos Governadores tem significado simbólico e histórico: foi a partir dele que nasceu o pedido conjunto para que a COP fosse sediada em Belém.“Hoje, esse sonho se concretiza com uma agenda robusta e plural, que mostra, na prática, as soluções amazônicas para os desafios globais do clima”, destacou Helder Barbalho.
O Consórcio da Amazônia Legal, criado em 2019, reúne os governos do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Desde a sua estreia nas COPs, em Madri, o CAL tem se consolidado como um ator central na agenda climática global, articulando ações regionais e promovendo o diálogo da Amazônia com a comunidade internacional.

“A Amazônia chega à COP30 com uma agenda concreta e coletiva. O Consórcio demonstra que a cooperação entre os estados é o caminho para transformar compromissos climáticos em resultados reais para quem vive na floresta", destacou Marcello Brito, secretário-executivo do Consórcio da Amazônia Legal.
Com a COP30 realizada em solo amazônico, o Consórcio reafirma sua missão de unir os estados em defesa da floresta, das populações amazônidas e de um novo modelo de desenvolvimento sustentável para o planeta.
Rafaelle Silva




Comentários