Governador Carlos Brandão assume a Presidência do Consórcio da Amazônia Legal
- pedro53841
- há 6 dias
- 2 min de leitura
O governador do Maranhão, Carlos Brandão, foi eleito por unanimidade para a Presidência do Consórcio da Amazônia Legal, assumindo a liderança da instituição por um mandato de um ano.

À frente do Consórcio, Carlos Brandão terá a missão de fortalecer a cooperação entre os nove estados que compõem a Amazônia Legal, ampliar o diálogo federativo e conduzir, com responsabilidade e visão estratégica, agendas fundamentais para o desenvolvimento sustentável da região.
A presidência reforça o compromisso do Consórcio com uma atuação técnica, integrada e orientada a resultados, alinhada aos desafios e às oportunidades da Amazônia no cenário nacional e internacional, em um ano estratégico para a consolidação de agendas estruturantes e do legado da COP30.
O Consórcio da Amazônia Legal segue como espaço de articulação entre os estados, promovendo decisões conjuntas, cooperação institucional e soluções que conciliam desenvolvimento econômico, conservação ambiental e inclusão social.
Quem é o novo presidente
Carlos Orleans Brandão Júnior nasceu em Colinas (MA), em 2 de junho de 1958, e é médico-veterinário formado pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Com trajetória consolidada na administração pública, ocupou cargos estratégicos no Governo do Maranhão, como secretário de Estado, chefe da Casa Civil e secretário de Articulação Política. Foi eleito deputado federal (2007–2014) e vice-governador, reeleito em 2018.
Desde abril de 2022, é governador do Estado, com atuação marcada pela promoção do desenvolvimento sustentável, da inovação e de políticas sociais. À frente da presidência do Consórcio Amazônia Legal, reforça o compromisso com a cooperação entre os estados e com uma agenda integrada de desenvolvimento para a Amazônia.
O Consórcio Amazônia Legal
O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal é uma entidade pública que reúne os nove estados da Amazônia Legal. Criado para fortalecer a cooperação entre os governos estaduais, o Consórcio visa promover o desenvolvimento sustentável da região, garantindo o equilíbrio entre o progresso econômico, a justiça social e a preservação ambiental.




Comentários