top of page

Consórcio da Amazônia Legal fortalece protagonismo regional na COP30 e lança Sumário Executivo da Conferência

  • Foto do escritor: comunicacao /SECOM
    comunicacao /SECOM
  • há 3 dias
  • 3 min de leitura

Atuação integrada dos nove estados ampliou a incidência política, a articulação internacional e o diálogo com a sociedade durante a Conferência realizada em Belém.

Capa do Sumário Executivo
Capa do Sumário Executivo

A participação do Consórcio da Amazônia Legal (CAL) na COP30 marcou um novo patamar de protagonismo dos estados amazônicos no debate climático internacional. Realizada pela primeira vez na Amazônia Brasileira, em Belém, Pará, a Conferência foi palco de uma atuação estratégica, transversal e integrada, ancorada no Posicionamento dos Governadores da Amazônia Legal, entrega central que orientou toda a agenda institucional do Consórcio ao longo do evento.


Com presença contínua na Blue Zone, espaço oficial das negociações desde COPs anteriores, e, pela primeira vez, com um espaço próprio também na Green Zone, o Consórcio ampliou sua capacidade de incidência política, articulação internacional e diálogo direto com a sociedade. Ao todo, foram realizados mais de 100 eventos, sendo 53 na Blue Zone e 55 na Green Zone, reunindo governos estaduais, organismos multilaterais, parceiros internacionais, setor privado, sociedade civil e público em geral.


Segundo o secretário executivo do Consórcio, Marcello Brito, o lançamento do Resumo Executivo consolida e sistematiza os resultados da atuação do Consórcio durante a Conferência.“A COP30 representou um ponto de virada para a atuação conjunta dos estados amazônicos. O Resumo Executivo traduz esse esforço coletivo, organiza as entregas estratégicas e reforça a Amazônia como sujeito ativo das negociações climáticas globais”, afirmou.


Foto: Sara Nasfer
Foto: Sara Nasfer

Agenda estratégica e transversal


Na Blue Zone, o Consórcio estruturou uma agenda internacional voltada a gerar impacto direto nas negociações e ampliar a cooperação global. Os 53 eventos realizados abordaram temas como financiamento climático, justiça climática, uso da terra, sistemas alimentares, adaptação, transição energética, mineração sustentável, bioeconomia e conservação dos ecossistemas, sempre a partir da perspectiva dos governos subnacionais.


Já na Green Zone, a atuação inédita do Consórcio ampliou o diálogo com a sociedade, mantendo o caráter estratégico da programação. Organizada a partir das 12 frentes prioritárias do Consórcio, a agenda contou com 55 eventos e atividades abertas ao público, incluindo debates, lançamentos, exibições culturais e dinâmicas interativas.


Para a diretora executiva do Consórcio, Vanessa Duarte, o espaço na Green Zone representou um avanço na comunicação da agenda amazônica. “Pela primeira vez, conseguimos dialogar diretamente com a população em um espaço próprio, apresentando as soluções da Amazônia de forma acessível, diversa e conectada com cultura, educação e inovação”, destacou.



Entregas e parcerias estratégicas


Entre as principais entregas apresentadas durante a COP30 estão a Estratégia Amazônia 2050, a Plataforma CAL2050, e diagnósticos técnicos em áreas como segurança alimentar e nutricional, educação e crimes ambientais na Amazônia.


Durante os dias da COP30, também realizamos a II Mostra Pan-Amazônica de Cinema, que integrou a programação cultural de Belém no período da conferência e ampliou o diálogo entre clima, território e cultura. Entre os dias 11 e 16 de novembro, a Mostra levou às telas da capital paraense produções que expressam a pluralidade amazônica, reunindo 13 curtas-metragens, oito longas e debates com realizadores e especialistas.


A realização do Hub da Amazônia Brasileira na COP30 contou com o apoio do IPAM Amazônia, Hydro, IBRAM, JBS, Vale, The Nature Conservancy Brasil, Conservação Internacional Brasil, Open Society Foundations, Aegea e Silvania, além do apoio técnico de OEI, Ministério da Fazenda, ONU Brasil, UNICEF, Instituto Unibanco, IICA, 2050 Climate, Nature Finance, SABER, Instituto Igarapé e Cooperação Alemã (GIZ).


Foto: Sara Nasfer
Foto: Sara Nasfer

O Resumo Executivo da COP30, que sistematiza os principais resultados, entregas e impactos da atuação do Consórcio da Amazônia Legal durante a Conferência, está disponível para acesso no site institucional do Consórcio.


Rafaelle Silva



 
 
 

Comentários


Consórcio Amazônia Legal - Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável
CNPJ: 33.733.453/0001-86 
Setor de Autarquias Sul – SAUS, Quadra 01, Lote 3 e 5, Bloco I, Sala 202, Sobreloja, CEP: 70.070-010, Asa Sul, Brasília-DF
Telefone:  (61) 2099-0036
E-mail: secex@consorcioamazonialegal.gov.br

bottom of page