O governo do estado do Amazonas lançou, neste domingo (03), durante a COP28, em Dubai, a Agenda 2030. O programa tem como objetivo central o desmatamento líquido zero até o final desta década.
Além de atuar para zerar o desmatamento líquido, o programa, que já investiu R$1,2 bilhão em 22 projetos, pretende apostar na conservação e desenvolvimento sustentável e no fortalecimento da bioeconomia.
Durante o lançamento, que contou com a presença do governador do estado, Wilson Lima e com o secretário de meio ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira, foram apresentadas iniciativas que já estão sendo implementadas pelo governo, como o "Guardiões da Floresta", um programa de pagamento por serviços ambientais que atende cerca de 14 mil famílias em 28 unidades de conservação do estado.
Para Wilson Lima, o cumprimento das metas estabelecidas pela agenda é o caminho para amenizar os impactos provocados pelas alterações climáticas, como a seca histórica que atinge o Amazonas."Essa agenda que a gente lançou aqui é fundamental para mitigar os efeitos das mudanças climáticas", finaliza Lima.

Comments