top of page

Governadores reafirmam apoio a Belém como sede da COP30 e destacam protagonismo da Amazônia

  • Foto do escritor: comunicacao /SECOM
    comunicacao /SECOM
  • há 4 dias
  • 3 min de leitura

Encontros em Belém reuniram governadores da Amazônia Legal e de outros estados brasileiros, que firmaram apoio unânime à realização da conferência na capital paraense e definiram estratégias conjuntas para o evento.


ree

A capital paraense voltou a ser o centro das atenções nacionais e internacionais nos últimos dias, ao receber governadores de todo o país em agendas voltadas à 30ª Conferência da ONU sobre Mudança do Clima (COP30), marcada para novembro de 2025.


No dia 12, o governador do Pará e presidente do Consórcio da Amazônia Legal, Helder Barbalho, recebeu em Belém os chefes de Executivo da Amazônia Brasileira para reunião ordinária do bloco. O encontro teve como pauta principal a validação da estratégia para a conferência e as entregas que serão apresentadas pelos estados no evento.


ree

Durante a reunião, os governadores prestaram apoio ao Pará e reforçaram a importância de a Amazônia sediar a COP30. “Convidamos o Brasil e o mundo a conhecerem a Amazônia de verdade: não a que está apenas nos discursos, mas a que pulsa em nossas ruas, rios e florestas. Não queremos ser cenário. Queremos ser parte ativa das decisões e caminhos para o futuro do planeta. Reafirmamos nossa total disposição, como governadores da Amazônia Legal, em somar esforços com o Governo Federal, a Prefeitura de Belém, os povos da floresta e a sociedade civil para fazer da COP30 um marco de transformação real e duradoura. A Amazônia está pronta. Belém está pronta”, afirmaram em nota conjunta.


O governador do Amazonas, Wilson Lima, destacou a relevância estratégica da conferência para a região. “A COP é o assunto do momento. Sabemos que a Amazônia é desafiadora, mas também é aqui que estão diversas soluções para as mudanças climáticas”, afirmou.


No dia seguinte, 13 de agosto, a capital paraense sediou o XVII Fórum Nacional de Governadores, com representantes de mais de 20 estados. O encontro definiu diretrizes para a participação dos entes federativos na conferência e culminou na assinatura de uma declaração de apoio à realização da COP30 em Belém.


O documento ressalta “não apenas o significado de seu propósito de realização na região amazônica, mas também as providências estruturais que estão sendo efetivamente adotadas pelos poderes públicos e pela iniciativa privada para a garantia de seu sucesso”.


ree

Para Helder Barbalho, a COP30 transcende o campo ambiental e deve ser compreendida como uma pauta estratégica de alcance global. “Hoje, o meio ambiente precisa ser tratado de forma transversal, em diálogo permanente com as agendas econômicas e geopolíticas do planeta. Isso amplia ainda mais a necessidade de que todo o Brasil esteja mobilizado diante da oportunidade de liderar essa discussão”, afirmou.


A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, agradeceu o acolhimento do governador Helder Barbalho e parabenizou o Pará pela estrutura montada para a COP30. Segundo ela, é possível perceber que a cidade está em plena efervescência e que o estado vive um momento de grandes obras e investimentos que, sem dúvida, garantirão a melhor COP da história, não apenas do Brasil, mas do mundo. “O evento está exatamente onde deveria estar, com toda legitimidade: na Amazônia brasileira, no Brasil. Esta COP não diz respeito apenas a Belém, mas a todos nós, pois representa como o mundo enxerga nosso potencial de desenvolvimento de soluções sustentáveis, baseadas na justiça social e na justiça ambiental”, afirmou.


Encerrando as agendas, o presidente da COP30, André Corrêa do Lago, ressaltou o valor simbólico do evento para a capital paraense. “É uma alegria enorme que um evento diplomático dessa magnitude seja também um incentivo para que esta cidade se torne ainda mais fantástica”, disse.


Acesse o documento na íntegra:



Rafaelle Silva

 
 
 

Comments


Consórcio Amazônia Legal - Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável
CNPJ: 33.733.453/0001-86 
Setor de Autarquias Sul – SAUS, Quadra 01, Lote 3 e 5, Bloco I, Sala 202, Sobreloja, CEP: 70.070-010, Asa Sul, Brasília-DF
Telefone:  (61) 2099-0036
E-mail: secex@consorcioamazonialegal.gov.br

bottom of page